Telefone MapaComo Chegar Menu

contato@madeiramahogany.com.br

Madeira Mahogany

Como lixar a Madeira - Dica preciosa


Como lixar madeira: falou em lixar, dá até um desânimo, não é mesmo? Mas com essa dica de como lixar madeira, você verá que não é uma tarefa tão difícil assim.

Depois que aprendi essa técnica de como lixar madeira com o grande mestre marceneiro Celso, da Madeira Viva, o meu acabamento melhorou muito. Uma madeira bem lixada e bem envernizada é a assinatura de um bom artesão. É o acabamento que “veste” sua obra e chama a atenção das pessoas. Afinal, depois de tanto capricho e dedicação, devemos caprichar na apresentação!

As lixas e os seus números

De maneira rápida e prática, os números impressos nos versos das folhas de lixa indicam o grão da mesma. Quanto mais baixo o número, mais abrasivo é o material devido ao tamanho do grão aplicado. Então, uma folha de lixa 60 é mais grossa que uma lixa 100, que é mais grossa que a 150, e assim por diante.

Esses números são importantes: eles nos dizem como evoluir para a próxima lixa.

Para um bom lixamento, devemos começar com a lixa mais grossa e ir passando para uma lixa bem fina. E para escolhermos o número, basta usarmos uma regrinha simples: se começarmos com a lixa grão 60, a próxima lixa é o número (no caso 60) mais a metade dele (que aqui é 30). Dessa forma, o próximo grão seria o 90 (60+30). Como não tem esse número no mercado, escolhemos o próximo, que é o grão 100.

E os próximos passos continuam seguindo essa fórmula. A lixa que deve ser utilizada depois da grão 100 é a lixa de grão 150 (100 + 50 = 150). Nos casos em que o número do grão não existir, ou você não tenha disponível na sua oficina naquele momento, escolha o mais próximo do resultado. Por exemplo, em seguida da lixa 150, seria a de número 225 (150 + 75 = 225). Como também não existe, escolhemos a 220.

Então vamos ver na prática como lixar madeira? Na imagem abaixo, você vê a madeira ainda bruta (note a marca de lápis nela).

Vamos iniciar o lixamento com uma lixa grossa para desbastar bem a superfície da madeira. Uma de grão 60 é a ideal na maioria dos casos.

Respeite o sentido do veio

Aqui uma dica importante: sempre lixe no sentido do veio da madeira! Se lixar perpendicularmente (90 graus) a madeira vai ficar riscada e vai ser bem trabalhoso desbastar essa superfície.

A direção da seta indica o sentido do veio da madeira. Tanto faz se é para frente ou para trás. O importante é seguir as fibras, como em um trilho de trem.

Tenha sempre à mão um pedaço de madeira, como o da foto, para auxiliá-lo durante o lixamento. Além de aliviar a força de sua mão, um toco de madeira bem plano mantém um lixamento uniforme na peça final.

Não é necessário aplicar muita força para conseguir um lixamento adequado. O segredo é lixar sempre de forma constante e não colocar muito mais força que o próprio peso do seu braço. Faça movimentos de vai-e-vem sempre no sentido do veio da madeira.

Repita esse mesmo passo com todas as granulações escolhidas. Repare como o pó que é retirado vai afinando conforme aumentamos o grão da lixa. Infelizmente não dá pra ver muito bem na imagem, mas faça o teste e compare para sentir a diferença.

Para o lixamento final, você deve escolher a lixa de acordo com o acabamento e brilho desejado. Em geral, as lixas de grão 220 e 320 são ótimas para obter uma superfície bem lisa. Sinta como a madeira já apresenta um acabamento liso mesmo antes de aplicar o verniz ou cera.

Nesse tutorial, usamos cera de carnaúba para o acabamento. Você encontra em qualquer supermercado, junto com os produtos de limpeza. Primeiro aplicamos a cera e deixamos secar:

Finalmente, damos um polimento final com uma flanela, para conseguir um brilho ainda mais bonito:

Teste a qualidade de sua peça com o seu tato. O toque fica suave e a aparência, nota 10!

Agora pegue um pedaço de madeira e pratique bastante. Só assim para entender o quanto é importante saber como lixar madeira de forma correta e muito menos cansativa!

É isso aí pessoal, esperamos que tenham gostado!

Data: 22/04/2015