Dicas: madeira de demolição na decoração
A madeira de demolição virou uma forte tendência entre arquitetos e designers. Porém, o uso sustentável de um material tão nobre requer alguns cuidados, pois se trata de um trabalho artesanal altamente profissional, em que cada detalhe é muito bem pensado e reaproveitado.
Mas, de onde vem? A madeira de demolição vem da desmontagem de construções antigas, dormentes de trilhos de trem e outros objetos que estão à beira de se tornar lixo. O material tornou-se valorizado por sustentar histórias e pela resistência ao tempo. O segredo da sua aparência rústica e desgastada? Os anos de sol e chuva.
O material é bonito, resistente e pode ser usado na casa toda. A madeira de demolição virou um importante material na construção de painéis, lareiras, penteadeiras, armários, mesas de cabeceira, estantes, revestimentos, bancadas, paredes, objetos decorativos, entre outros.
Empresas do ramo cortam e trabalham a superfície das peças do modo que o cliente desejar, sendo possível planejar revestimentos com diferentes toques, texturas, cores e formas. Um exemplo bastante atual são os cubos em alturas desniveladas. O efeito de estarem sempre diferentes uns dos outros, proporciona modernidade e sofisticação aos ambientes. Pode ser usado em ambientes como: quarto, sala ou área de lazer.
Compromisso com o meio ambiente
Se você está com dificuldades de encontrar madeira de demolição, procure por fornecedores que usam matéria-prima de áreas reflorestadas e mantenha seu compromisso com o meio ambiente. Para ter certeza da legalização da madeira, consulte a certificação voluntária do FSC (Conselho de Manejo Florestal).