Pisos de madeira sempre limpos
Pisos de madeira sempre trazem um toque de aconchego, conforto e sofisticação à casa. Contudo, esse tipo de revestimento requer atenção e cuidados especiais na hora da limpeza e manutenção. Segundo Israel Rodrigues de Lima, da madeireira Dupará, a madeira é mais sensível e sofre com as alterações climáticas. “É fundamental escolher produtos e equipamentos corretos para não ocorrerem sustos durante a limpeza do piso”, explica Rodrigues.
Em primeiro lugar é preciso diferenciar o tipo de piso de madeira utilizado na decoração. “Os pisos de madeira são divididos em madeira natural (ancoragem) e laminados (ancoragem), que são muito parecidos aos pisos de madeira natural”, diz Flávia Athayde Vibiano, da Eucatex.
Madeira NaturalO cuidado com os pisos de madeira natural deve ser redobrado. Sejam eles tacos, assoalhos, carpetes ou parquês é preciso atenção na hora da limpeza diária. “Em hipótese nenhuma deve-se passar produtos químicos sobre os pisos, como álcool, querosene ou outros solventes”, alerta Rodrigues. “Esse líquidos afetam a madeira e o verniz do acabamento.”
O uso do pano úmido também está fora de cogitação, já que provoca a movimentação da madeira, removendo o rejunte das tábuas e causando eventuais rachaduras. Um pano seco, aspirador ou vassoura de pêlos já é suficiente para a limpeza diária dos pisos de madeira.
Em caso de algum acidente, como derramar água no piso, George Hildebrando, da Triangulo Pisos e Painéis alerta: “É preciso limpar imediatamente o local molhado. Se demorar muito tempo, a umidade poderá penetrar no piso ocasionando inchaço ou bolhas”.
Laminados
Por possuírem apenas lâminas de madeira protegidas por uma resina melamínica (material plástico termorrígido e resistente), a limpeza dos pisos laminados é mais fácil.
Segundo Daniel A. Makul, da Casa Fortaleza, a simples utilização de um pano úmido já deixa o piso em perfeitas condições. “Não é recomendado produtos à base de cera ou silicone, pois eles podem formar uma película gordurosa na superfície, acarretando o aparecimento de manchas”, diz Makul.
Além disso, de acordo com Flávia, da Eucatex é preciso evitar materiais abrasivos, como saponáceos e esponjas de aço, pois riscam a camada superior do piso. “Manchas de tinta de caneta e mercúrio podem ser tiradas com álcool e manchas de verniz, graxa ou tinta, com o tiner ou querosene”, afirma.
Cuidados a longo prazo
Após a etapa da limpeza, a conservação desses pisos é outro fator importante para mantê-los bonitos e brilhantes. Segundo Rodrigues, da madeireira Dupará, a atenção redobrada dentro de casa pode evitar futuros problemas com o piso de madeira.
Conheça alguns cuidados imprescindíveis para manter o piso sempre em dia:
- - Proteja os pés e bases dos móveis com feltro ou borracha para evitar o aparecimento de riscos e manchas
- - Não arraste móveis pesados sem alguma proteção. Utilize um tapete ou pano grosso
- - Cuidado com as cadeiras com rodinhas, elas riscam a película de resina da madeira natural e a superfície dos laminados
- - Evite caminhar sobre o piso com sapatos de salto alto tipo agulha ou outros que tenham pregos ou metais expostos no solado
- - Mantenha o piso livre de umidade. Barre a passagem da água de lugares como banheiro e cozinha, feche janelas quando chover e não deixe vasos de plantas diretamente em contato com o piso. Se isso acontecer seque o local imediatamente
- - Evite a exposição direta e intensa de raios solares sobre o piso, evitando assim a deformação física na madeira e ou alterações na coloração
- - Coloque capachos junto às portas de entrada. Isso ajuda a recolher a sujeira e possíveis partículas de pedra e areia retidas na sola dos sapatos
Fique atenta aos cupins
Um problema comum da madeira é a aparição de cupins. Por isso, no caso dos pisos de madeira natural, vale a pena investir em cores escuras e em material mais duro, como a peroba, a aroeira e o ipê. Os pisos laminados, segundo Flávia, por serem fabricados com resinas em alta pressão e temperaturas elevadas, não saem da fábrica com cupins. “Se a casa estiver livre do foco desses insetos não haverá problema.”