Telefone MapaComo Chegar Menu

contato@madeiramahogany.com.br

Madeira Mahogany

Pisos de madeira sempre limpos


Pisos de madeira sempre trazem um toque de aconchego, conforto e sofisticação à casa. Contudo, esse tipo de revestimento requer atenção e cuidados especiais na hora da limpeza e manutenção. Segundo Israel Rodrigues de Lima, da madeireira Dupará, a madeira é mais sensível e sofre com as alterações climáticas. “É fundamental escolher produtos e equipamentos corretos para não ocorrerem sustos durante a limpeza do piso”, explica Rodrigues.

Em primeiro lugar é preciso diferenciar o tipo de piso de madeira utilizado na decoração. “Os pisos de madeira são divididos em madeira natural (ancoragem) e laminados (ancoragem), que são muito parecidos aos pisos de madeira natural”, diz Flávia Athayde Vibiano, da Eucatex.

Madeira Natural

O cuidado com os pisos de madeira natural deve ser redobrado. Sejam eles tacos, assoalhos, carpetes ou parquês é preciso atenção na hora da limpeza diária. “Em hipótese nenhuma deve-se passar produtos químicos sobre os pisos, como álcool, querosene ou outros solventes”, alerta Rodrigues. “Esse líquidos afetam a madeira e o verniz do acabamento.”

O uso do pano úmido também está fora de cogitação, já que provoca a movimentação da madeira, removendo o rejunte das tábuas e causando eventuais rachaduras. Um pano seco, aspirador ou vassoura de pêlos já é suficiente para a limpeza diária dos pisos de madeira.

Em caso de algum acidente, como derramar água no piso, George Hildebrando, da Triangulo Pisos e Painéis alerta: “É preciso limpar imediatamente o local molhado. Se demorar muito tempo, a umidade poderá penetrar no piso ocasionando inchaço ou bolhas”.

Laminados

Por possuírem apenas lâminas de madeira protegidas por uma resina melamínica (material plástico termorrígido e resistente), a limpeza dos pisos laminados é mais fácil.

Segundo Daniel A. Makul, da Casa Fortaleza, a simples utilização de um pano úmido já deixa o piso em perfeitas condições. “Não é recomendado produtos à base de cera ou silicone, pois eles podem formar uma película gordurosa na superfície, acarretando o aparecimento de manchas”, diz Makul.

Além disso, de acordo com Flávia, da Eucatex é preciso evitar materiais abrasivos, como saponáceos e esponjas de aço, pois riscam a camada superior do piso. “Manchas de tinta de caneta e mercúrio podem ser tiradas com álcool e manchas de verniz, graxa ou tinta, com o tiner ou querosene”, afirma.

Cuidados a longo prazo

Após a etapa da limpeza, a conservação desses pisos é outro fator importante para mantê-los bonitos e brilhantes. Segundo Rodrigues, da madeireira Dupará, a atenção redobrada dentro de casa pode evitar futuros problemas com o piso de madeira.

Conheça alguns cuidados imprescindíveis para manter o piso sempre em dia:

  • - Proteja os pés e bases dos móveis com feltro ou borracha para evitar o aparecimento de riscos e manchas
  • - Não arraste móveis pesados sem alguma proteção. Utilize um tapete ou pano grosso
  • - Cuidado com as cadeiras com rodinhas, elas riscam a película de resina da madeira natural e a superfície dos laminados
  • - Evite caminhar sobre o piso com sapatos de salto alto tipo agulha ou outros que tenham pregos ou metais expostos no solado
  • - Mantenha o piso livre de umidade. Barre a passagem da água de lugares como banheiro e cozinha, feche janelas quando chover e não deixe vasos de plantas diretamente em contato com o piso. Se isso acontecer seque o local imediatamente
  • - Evite a exposição direta e intensa de raios solares sobre o piso, evitando assim a deformação física na madeira e ou alterações na coloração
  • - Coloque capachos junto às portas de entrada. Isso ajuda a recolher a sujeira e possíveis partículas de pedra e areia retidas na sola dos sapatos

Fique atenta aos cupins

Um problema comum da madeira é a aparição de cupins. Por isso, no caso dos pisos de madeira natural, vale a pena investir em cores escuras e em material mais duro, como a peroba, a aroeira e o ipê. Os pisos laminados, segundo Flávia, por serem fabricados com resinas em alta pressão e temperaturas elevadas, não saem da fábrica com cupins. “Se a casa estiver livre do foco desses insetos não haverá problema.”

Data: 30/05/2014

Fonte: http://delas.ig.com.br/